Porque deves usar um tema filho no teu site WordPress

Se o tema do teu site WordPress não tem um tema filho, deves ir já criar um!
Quando instalas um tema no WordPress, o teu site rege-se por ele para definir o layout e a formatação. Claro que depois de o instalares vais às opções e o tornas mais teu, mudando as cores para o teu branding, assim como os tipos de letra, entre outros.

O problema é que quando o tema que aplicaste recebe uma atualização é muito provável que vá redefinir as opções pré-definidas e o que acontece é que todas as alterações que fizeste vão perder-se. E não atualizares o tema não é opção, porque o teu site fica em risco de segurança. Então qual é a hipótese? Criar um tema filho ou child theme!

O tema filho vai permitir que mudes pequenas características da aparência do teu site, mas manter o look e a funcionalidade. Para perceber como é que os temas filho funcionam, primeiro é importante perceber a relação entre temas pai (parent theme) e temas filho.

O que é um tema pai?

Um tema pai é um tema completo que inclui todos os ficheiros e recursos de modelo do WordPress necessários para que o tema funcione. Todos os temas (exceto os temas filho) são considerados temas pai.

O que é um tema filho?

O tema filho é uma tema que herda a aparência e todas as funções do tema pai.

É o tema filho que deve ser usado para fazer modificações em qualquer parte do tema.

Assim, as personalizações são mantidas em separado dos ficheiros do tema pai, e quando este receber uma atualização, os dados do tema filho não se perdem. Ah, e assim também não mexes no código do tema pai, arriscando-te a quebrar a funcionalidade do tema original.

Pensa nele como uma sobreposição. Quando alguém visita o teu website, o WordPress primeiro carrega o tema filho e depois preenche os estilos e as funções que faltam com partes do tema pai. Assim, tens o melhor do teu design personalizado sem sacrificares a funcionalidade principal do tema.

Como é que os temas filho funcionam?

O tema filho é guardado num diretório (caminho de pastas e ficheiros) separado do tema pai, cada um com os seus ficheiros style.css (esta é a folha de estilos e é aqui que ficam guardadas as indicações de personalização – cores, tipos de letra, etc) e functions.php (este é o ficheiro das funções e é o que tem a funcionalidade do teu tema).

Como criar um tema filho?

As instruções seguintes usam o Twenty Twenty-One como base, mas deves usar o tema que queres aplicar no teu website.

  1. Acede ao painel de controlo do teu alojamento (ex. cPanel) e clica em File Manager.
  2. Navega até public_html > wp-content > themes.
  3. Cria uma nova pasta clicando em + Folder e dá-lhe o nome do teu tema com o sufixo -child. Não pode haver espaços, portanto o nome da pasta ficaria assim twentytwentyone-child.
  4. Dentro dessa pasta cria um ficheiro clicando em + File e dá-lhe o nome style.css. Clica em cima do ficheiro criado com o botão direito do rato e seleciona Edit. Vai aparecer uma mensagem e clicas em Edit. Copia e cola lá o código seguinte:
/*
Theme Name: Twenty Twenty-One Child
Theme URL: http://yourdomain.com
Description: Twenty Twenty-One Child 
Theme Author: Your Name
Author URL: http://yourdomain.com
Template: twentytwentyone 
Version: 1.0.0 
Text Domain: twentytwentyone-child 
*/
  1. Muda os dados de acordo com o teu tema. O campo mais importante é o Template porque é ele que diz ao WordPress qual é o tema pai em que o tema filho que estás a criar se baseia. Clica em Save Changes e depois Close.
  2. Cria outro ficheiro chamado functions.php na mesma pasta. Copia e cola lá o código abaixo:
<?php
add_action( 'wp_enqueue_scripts', 'enqueue_parent_styles' );

function enqueue_parent_styles() {
   wp_enqueue_style( 'parent-style', get_template_directory_uri().'/style.css' );
}
?>
  1. Clica em Save Changes e depois Close.
  2. Vai ao painel do WordPress e clica em Apresentação > Temas. Clica em Activar o tema filho que acabaste de criar. Vais ver que o aspeto do teu website fica exatamente igual ao do tema pai.

Et voilá, tens o teu tema filho prontinho para personalizar!

Agora que já tens o tema filho configurado, é importante que tenhas atenção a estas dicas para teres um design coerente no teu site.

Junta-te à conversa

Deixa o teu comentário