Como configurar o email profissional no telemóvel e computador
Já criaste um email profissional para a tua marca, mas dava-te jeito conseguir aceder através do telemóvel e computador sem teres de abrir o Google Chrome ou qualquer outro browser? Então continua a ler este artigo para saberes como configurá-lo nos teus dispositivos.
Quando crias um email profissional no cPanel, aparece-te a opção Connect Devices.
É aí que vão estar os dados para configurares a tua conta de email profissional noutros dispositivos como o telemóvel, ou mesmo o programa de email do computador (eu cá não consigo largar o Outlook para desktop). Nesta página vão aparecer scripts de configuração automática (Mail Client Automatic Configuration Scripts) que podes fazer download e executar no teu computador ou telemóvel, ficando já com o email pronto a usar. No entanto, eu costumo configurar manualmente e é isso que te vou mostrar neste artigo.
O que significam essas siglas?
SSL (Secure Sockets Layer) e TLS (Transport Layer Security) são protocolos de segurança que encriptam e protegem as comunicações de email e são as definições que deves utilizar.
Depois existem duas formas ou protocolos para obter os emails (incoming server ou correio a receber) sem ser através do browser, o IMAP (Internet Message Access Protocol) e o POP (Post Office Protocol).
SMTP (Simple Mail Transfer Protocol) é o protocolo padrão de envio de emails (outgoing server ou correio a enviar).
IMAP ou POP: qual devo usar?
O protocolo que deves usar vai depender da utilização que fazes. Eu uso o IMAP porque permite sincronizar os emails em vários dispositivos em simultâneo (computador, telemóvel,…) e assim quando leio ou apago um email no telemóvel, ele também é lido ou eliminado no computador, respetivamente. O POP é mais utilizado nos casos em que é necessário um acesso rápido e imediato ao email, assim como quando é necessário aceder sem internet, pois neste caso os emails são descarregados do servidor para o computador ou telemóvel, fazendo-se a gestão num só dispositivo.
Configurar o email profissional no telemóvel
Existem várias aplicações de email onde podes configurar o teu email profissional, mas a forma de fazê-lo será semelhante em todas. Vou partilhar contigo como podes configurar um email profissional no Outlook mobile e no Gmail.
No outlook mobile
- Acede à aplicação no telemóvel e clica na roda dentada no canto inferior esquerdo.
- Seleciona + Adicionar conta de e-mail.
- Abre-se uma barra em baixo e seleciona Adicionar uma conta de e-mail.
- No meu telemóvel foi encontrada uma conta do Office 365 e está a sugerir-me que adicione essa, mas eu seleciono Ignore esta conta. No teu caso pode ser que nem apareça isto.
- Introduz a conta de email personalizado onde diz Introduza o seu e-mail e clica em Continuar.
- Escolhe a opção IMAP ou POP.
- Ativa a opção Definições avançadas.
- Preenche os campos de servidor com mail.oteudominioprofissional.pt, seleciona a opção SSL/TLS no tipo de segurança, e o número da Porta com 993 (IMAP) ou 995 (POP) no servidor de receção de correio, e 465 na Porta para o servidor de receção de correio. No campo nome do utilizador escreve o email profissional e depois coloca a palavra-passe.
- Clica no visto no canto superior direito e está feito!
No Gmail para telemóvel
- Acede à aplicação no telemóvel e clica no menu hambúrguer (três linhas) no canto superior esquerdo.
- Abre-se uma barra lateral à esquerda e seleciona Definições.
- Clica em Adicionar conta.
- Seleciona Outro.
- Escreve o teu email profissional e clica em Configuração manual.
- Escolhe o tipo de conta que preferes, eu costumo usar IMAP pelos motivos que indiquei acima.
- Escreve a palavra-passe e clica em Seguinte.
- Preenche o campo do servidor com mail.oteudominioprofissional.pt.
- Aparece uma mensagem com um toggle. Clica em Seguinte.
- Nas opções da conta escolhe a frequência de sincronização que preferes, assim como o que queres que a aplicação sincronize, e clica em Seguinte.
- Escolhe um nome para essa conta que acabaste de criar e um nome que vai aparecer nas mensagens enviadas. Clica em Seguinte. A aplicação fecha-se, mas se fores confirmar, o email já ficou adicionado.
Configurar email profissional no computador
Imagino que existam muitos programas para computador que permitem fazer a gestão do email, mas eu vou falar dos que já usei e que penso que o utilizador comum use ou conheça, nomeadamente o Outlook para desktop e a aplicação de correio do Windows. Utilizadores de Mac, peço desculpa, mas eu sou team Microsoft, no entanto a configuração há-de ser muito semelhante.
Outlook para desktop
- Dentro do programa clica em Ficheiro, + Adicionar conta e vai abrir-se uma caixa para escreveres o endereço de email.
- Escreve o email personalizado que criaste e certifica-te que clicas em Opções avançadas e marcas onde diz Permitir configurar manualmente a minha conta.
- Seleciona a opção IMAP ou POP.
- Preenche os campos de servidor com mail.oteudominioprofissional.pt, seleciona a opção SSL/TLS no método de encriptação, e o número da Porta com 993 (IMAP) ou 995 (POP) no correio a receber, e 465 na Porta para o correio a enviar. Clica em Seguinte.
- Escreve a palavra-passe que definiste para o email profissional e clica em Ligar.
- Já está, a conta foi adicionada com sucesso. Agora clica em Concluído e o programa vai começar a carregar os teus emails mais recentes.
Aplicação de correio do Windows
- Abre a aplicação de correio do Windows e clica na roda dentada, símbolo das definições.
- Abriu-se uma barra lateral à direita da janela. Clica em Gerir contas.
- Clica em + Adicionar conta.
- Escolhe a opção Outra conta POP, IMAP.
- Preenche os campos de endereço de email, o nome que queres que apareça quando envias um email e a palavra-passe. Clica em Iniciar sessão.
- O meu computador assumiu automaticamente as definições (talvez porque eu já tenho a conta adicionada no Outlook para desktop), mas caso o teu não assuma, vê o tutorial que fiz acima para o Outlook para desktop, porque vai ser muito semelhante. Clica em concluído e tens o teu email pronto a usar.
Agora já podes consultar o teu email com um só clique! Ficaste com alguma dúvida? Escreve na caixa de comentários abaixo para que te possa ajudar.
Os Comentários
Anónimo
Boa tarde,
Tenho 2 dispositivos um telemóvel e um computador configurados com o meu email da empresa. Se eu enviar um email de um dos dispositivos eu vejo nesse mesmo dispositivo que o email foi enviado onde diz “itens enviados” mas se eu quiser ver esse envio de email no outro dispositivo já não me aparece na caixa de “itens enviados”. O que devo fazer?
Catarina
AnónimoOlá, Henrique 🙂
Ao fazer a configuração do email da empresa nos vários dispositivos, deves escolher as configurações do IMAP.
É esse protocolo que vai permitir a sincronização dos emails nos vários dispositivos.
Espero ter ajudado!