Como configurar o email profissional no telemóvel e computador

criaste um email profissional para a tua marca, mas dava-te jeito conseguir aceder através do telemóvel e computador sem teres de abrir o Google Chrome ou qualquer outro browser? Então continua a ler este artigo para saberes como configurá-lo nos teus dispositivos.

Quando crias um email profissional no cPanel, aparece-te a opção Connect Devices.

É aí que vão estar os dados para configurares a tua conta de email profissional noutros dispositivos como o telemóvel, ou mesmo o programa de email do computador (eu cá não consigo largar o Outlook para desktop). Nesta página vão aparecer scripts de configuração automática (Mail Client Automatic Configuration Scripts) que podes fazer download e executar no teu computador ou telemóvel, ficando já com o email pronto a usar. No entanto, eu costumo configurar manualmente e é isso que te vou mostrar neste artigo.

O que significam essas siglas?

SSL (Secure Sockets Layer) e TLS (Transport Layer Security) são protocolos de segurança que encriptam e protegem as comunicações de email e são as definições que deves utilizar.

Depois existem duas formas ou protocolos para obter os emails (incoming server ou correio a receber) sem ser através do browser, o IMAP (Internet Message Access Protocol) e o POP (Post Office Protocol).

SMTP (Simple Mail Transfer Protocol) é o protocolo padrão de envio de emails (outgoing server ou correio a enviar).

IMAP ou POP: qual devo usar?

O protocolo que deves usar vai depender da utilização que fazes. Eu uso o IMAP porque permite sincronizar os emails em vários dispositivos em simultâneo (computador, telemóvel,…) e assim quando leio ou apago um email no telemóvel, ele também é lido ou eliminado no computador, respetivamente. O POP é mais utilizado nos casos em que é necessário um acesso rápido e imediato ao email, assim como quando é necessário aceder sem internet, pois neste caso os emails são descarregados do servidor para o computador ou telemóvel, fazendo-se a gestão num só dispositivo.

Configurar o email profissional no telemóvel

Existem várias aplicações de email onde podes configurar o teu email profissional, mas a forma de fazê-lo será semelhante em todas. Vou partilhar contigo como podes configurar um email profissional no Outlook mobile e no Gmail.

No outlook mobile

  1. Acede à aplicação no telemóvel e clica na roda dentada no canto inferior esquerdo.
  2. Seleciona + Adicionar conta de e-mail.
  3. Abre-se uma barra em baixo e seleciona Adicionar uma conta de e-mail.
  4. No meu telemóvel foi encontrada uma conta do Office 365 e está a sugerir-me que adicione essa, mas eu seleciono Ignore esta conta. No teu caso pode ser que nem apareça isto.
  5. Introduz a conta de email personalizado onde diz Introduza o seu e-mail e clica em Continuar.
  6. Escolhe a opção IMAP ou POP.
  7. Ativa a opção Definições avançadas.
  8. Preenche os campos de servidor com mail.oteudominioprofissional.pt, seleciona a opção SSL/TLS no tipo de segurança, e o número da Porta com 993 (IMAP) ou 995 (POP) no servidor de receção de correio, e 465 na Porta para o servidor de receção de correio. No campo nome do utilizador escreve o email profissional e depois coloca a palavra-passe.
  9. Clica no visto no canto superior direito e está feito!

No Gmail para telemóvel

  1. Acede à aplicação no telemóvel e clica no menu hambúrguer (três linhas) no canto superior esquerdo.
  2. Abre-se uma barra lateral à esquerda e seleciona Definições.
  3. Clica em Adicionar conta.
  4. Seleciona Outro.
  5. Escreve o teu email profissional e clica em Configuração manual.
  6. Escolhe o tipo de conta que preferes, eu costumo usar IMAP pelos motivos que indiquei acima.
  7. Escreve a palavra-passe e clica em Seguinte.
  8. Preenche o campo do servidor com mail.oteudominioprofissional.pt.
  9. Aparece uma mensagem com um toggle. Clica em Seguinte.
  10. Nas opções da conta escolhe a frequência de sincronização que preferes, assim como o que queres que a aplicação sincronize, e clica em Seguinte.
  11. Escolhe um nome para essa conta que acabaste de criar e um nome que vai aparecer nas mensagens enviadas. Clica em Seguinte. A aplicação fecha-se, mas se fores confirmar, o email já ficou adicionado.

Configurar email profissional no computador

Imagino que existam muitos programas para computador que permitem fazer a gestão do email, mas eu vou falar dos que já usei e que penso que o utilizador comum use ou conheça, nomeadamente o Outlook para desktop e a aplicação de correio do Windows. Utilizadores de Mac, peço desculpa, mas eu sou team Microsoft, no entanto a configuração há-de ser muito semelhante.

Outlook para desktop

  1. Dentro do programa clica em Ficheiro, + Adicionar conta e vai abrir-se uma caixa para escreveres o endereço de email.
  2. Escreve o email personalizado que criaste e certifica-te que clicas em Opções avançadas e marcas onde diz Permitir configurar manualmente a minha conta.
  3. Seleciona a opção IMAP ou POP.
  4. Preenche os campos de servidor com mail.oteudominioprofissional.pt, seleciona a opção SSL/TLS no método de encriptação, e o número da Porta com 993 (IMAP) ou 995 (POP) no correio a receber, e 465 na Porta para o correio a enviar. Clica em Seguinte.
  5. Escreve a palavra-passe que definiste para o email profissional e clica em Ligar.
  6. Já está, a conta foi adicionada com sucesso. Agora clica em Concluído e o programa vai começar a carregar os teus emails mais recentes.

Aplicação de correio do Windows

  1. Abre a aplicação de correio do Windows e clica na roda dentada, símbolo das definições.
  2. Abriu-se uma barra lateral à direita da janela. Clica em Gerir contas.
  3. Clica em + Adicionar conta.
  4. Escolhe a opção Outra conta POP, IMAP.
  5. Preenche os campos de endereço de email, o nome que queres que apareça quando envias um email e a palavra-passe. Clica em Iniciar sessão.
  6. O meu computador assumiu automaticamente as definições (talvez porque eu já tenho a conta adicionada no Outlook para desktop), mas caso o teu não assuma, vê o tutorial que fiz acima para o Outlook para desktop, porque vai ser muito semelhante. Clica em concluído e tens o teu email pronto a usar.

Agora já podes consultar o teu email com um só clique! Ficaste com alguma dúvida? Escreve na caixa de comentários abaixo para que te possa ajudar.

Junta-te à conversa

Deixa o teu comentário

Os Comentários

  • Anónimo
    Novembro 16, 2023

    Boa tarde,
    Tenho 2 dispositivos um telemóvel e um computador configurados com o meu email da empresa. Se eu enviar um email de um dos dispositivos eu vejo nesse mesmo dispositivo que o email foi enviado onde diz “itens enviados” mas se eu quiser ver esse envio de email no outro dispositivo já não me aparece na caixa de “itens enviados”. O que devo fazer?

    • Catarina
      Anónimo
      Novembro 17, 2023

      Olá, Henrique 🙂
      Ao fazer a configuração do email da empresa nos vários dispositivos, deves escolher as configurações do IMAP.
      É esse protocolo que vai permitir a sincronização dos emails nos vários dispositivos.
      Espero ter ajudado!