Como escolher um tema para site WordPress
Escolher um tema para o teu site WordPress pode parecer uma tarefa um bocado assustadora porque não sabes bem por onde começar. Existem imensas opções disponíveis, mas tu queres escolher a certa. Mas como sabes qual é a certa? É com isso que te pretendo ajudar com este artigo. Continua a ler para saberes como podes fazer a escolha mais acertada para o teu caso.
O que é um tema?
Um tema é a estrutura e o design pré-definido, de várias páginas do site, pronto para aplicar em websites criados com o WordPress. Estas páginas trabalham todas em conjunto para definir um design coerente. Um tema é constituído por várias páginas, sendo estas chamadas de modelos de página ou “templates”.
Quando falo em WordPress, estou a falar do WordPress.org, que é aquele que instalas num alojamento próprio. Vê esta publicação para saber mais informações.
Escolher tema para WordPress: o que ter em consideração
Antes de mais, precisas de saber se vais usar um tema gratuito ou um tema pago.
Encontras temas gratuitos no repositório do WordPress. No entanto, os temas que encontrares por lá, serão, muito provavelmente, mais limitados em funcionalidades do que os temas pagos, assim como, terão pouco ou nenhum apoio técnico. Outra desvantagem é que é muito mais provável encontrares um site que use o mesmo tema, pelo que terás de o alterar muito mais para que não fique igual a todos os outros.
Já os temas pagos, consegues comprar no ThemeForest*, no Creative Market*, ou na Etsy, por exemplo. Neste caso, têm muito mais opções de personalização, existe apoio técnico (no ThemeForest o mínimo são 6 meses a partir da data de compra), não há tanto risco de existirem dois websites iguais, e é a melhor opção se queres um site com um aspeto profissional.
Depois, existe todo um conjunto de perguntas que deves fazer, como por exemplo:
- Tem design para as páginas que planeias ter no teu site?
- Tem as funcionalidades que precisas?
- Está alinhado com o que queres comunicar?
- O tema é responsivo?
- É compatível com os plugins mais populares?
- Permite personalizar de acordo com a identidade visual da tua marca?
- As avaliações são maioritariamente positivas?
- Tem atualizações regulares?
- Tem boa performance?
Ufa! São algumas, não é? Mas não desesperes, vamos analisar cada uma com calma.
1. Tem design para as páginas que planeias ter no teu site?
Vais criar um site com página inicial, sobre, serviços, blog e contactos? Então certifica-te de que o tema que vais escolher tem essas páginas na sua “demo” (pré-visualização do tema), para que apenas tenhas de alterar o conteúdo. O objetivo do tema é facilitar-te a criação do site fornecendo já páginas prontas que têm um design coerente.
Deves também olhar para as páginas e tentar perceber se têm as estruturas que pretendes usar. Vamos supor que na página inicial queres ter a secção com a proposta de valor, um mini-sobre, os serviços, um carrossel de testemunhos, e os artigos mais recentes do blog. Verifica se consegues encaixar esse conteúdo no design do tema.
Sim, é possível adicionares posteriormente, instalando plugins ou fazendo algumas personalizações, mas se não tens muita prática, vai ser mais difícil conseguires que fique coerente com o resto do site. Se estás nesta situação, envia-me mensagem ou email e eu digo-te como te posso ajudar.
2. Tem as funcionalidades que precisas?
Quais são as funcionalidades que queres ter no teu site? Se estás a pensar em ter loja online, então garante que o tema tem as páginas associadas à loja online, como a página de loja, página de produto, carrinho e finalizar compra (checkout). E apesar da loja online no WordPress ser criada através da instalação de um plugin que cria essas páginas automaticamente, o facto de aparecerem no tema, significa que essas páginas vão ter um design de acordo com o resto do website.
A mesma coisa com o formulário de contacto, apesar de ser possível inserir depois, vai ser mais difícil que fique coerente com o resto do site.
A exceção que me ocorre é para o formulário de recolha de emails. Este não é um formulário simples como o formulário de contacto. Neste caso, vai estar ligado a uma plataforma de email marketing. Geralmente, quando os temas apresentam um formulário de recolha de email, a plataforma associada é o Mailchimp. No entanto, podes querer usar outra plataforma, como o Mailerlite, por exemplo. Então, essa integração com o Mailchimp não vai servir de nada.
E como é que podes verificar isso? Na página de venda do tema, na lista das características deve estar indicado qual é o serviço de email marketing associado.
Mas, e se não encontrares nenhum tema que tenha integração com o serviço de email marketing que queres usar? Não tem problema, porque a maior parte das plataformas de email marketing, hoje em dia, disponibilizam plugins para o WordPress, ou então códigos para fazer o “embed” do formulário no site.
3. Está alinhado com o que queres comunicar?
O que é que pretendes transmitir com o teu site? Como é a identidade visual da tua marca? É mais minimalista, sóbria ou divertida? É importante teres isto bem definido, para saberes logo à partida o que é uma opção e o que não é. Na pesquisa, podes experimentar usar palavras-chave que definam o “mood” que procuras, como “minimalist”, “clean”, “professional”, “fun”, “elegant”, entre outras. Podes também pesquisar por área de negócio, por exemplo.
4. O tema é responsivo?
Um tema ser responsivo significa que adapta o conteúdo aos vários dispositivos, como desktop, tablet e smartphone (mobile). O ecrã de um computador está orientado de forma diferente do ecrã de um tablet ou smartphone e, por isso, o site vai ser visto de forma diferente nesses dispositivos. Assim, é essencial que o tema seja responsivo, já que a maior parte das pessoas acede à internet através do smartphone.
Na página de venda do tema, deves procurar pela palavra “responsive”. O que também podes fazer é ver a emulação de dispositivo da demo do tema. No computador, acede à página da demo, e numa área livre da página, clica com o botão direito do rato e seleciona “Inspecionar”. Vai abrir-se uma aba na página com algumas opções e código, mas procura pelo ícone que mostra um tablet e um smartphone, e clica em cima para ativares a emulação. No topo da página, abre-se uma barra onde podes selecionar o dispositivo que queres emular. Na imagem de exemplo, testei a visualização do meu site num iPhone 12 Pro. Percorre o site, e vê se o conteúdo está adaptado. Se sim, então é responsivo!
Um tema responsivo assegura que qualquer visitante que aceda ao nosso site, independentemente da forma como decidiu aceder, terá uma boa experiência, aumentando a probabilidade de voltar a visitar o site.
Este fator também é muito importante a nível de SEO (otimização para os motores de pesquisa), pois o Google prioriza a indexação de dispositivos móveis.
5. É compatível com os plugins mais populares?
Certifica-te que o tema que escolhes é compatível com os plugins mais populares, como o Elementor, WooCommerce e o Yoast SEO, por exemplo. Podes ver aqui a lista dos plugins que eu não dispenso.
Ser compatível com o Elementor, é para mim um não negociável quando estou à procura de um tema. O Elementor é um construtor de páginas visual, de arrastar e largar blocos, muito intuitivo de usar, e que torna a personalização do site muito mais fácil. É dos construtores de páginas mais usados, o que faz com que, quando tens um problema, facilmente encontras a solução online. Outros muito conhecidos também, e que são semelhantes, são o Divi, Beaver Builder e Bricks (que é um pouco mais técnico), por exemplo. Já um que eu te aconselho a ficares longe é o WP Bakery, pois, quando o usei, achei-o muito pouco intuitivo.
Para saberes se é compatível com os plugins que pretendes usar, deves ler a página de venda e procurar pelos seus nomes. O Ctrl+F (ou Cmd+F no Mac) é o teu melhor amigo nestas situações. No lado direito da página, também aparece uma barra com um breve resumo que identifica os plugins mais importantes com que é compatível.
Um alerta importante: Verifica se na página de venda tem alguma referência a um plugin pago (“premium“) e se a licença está ou não incluída. O Revolution Slider é um plugin pago, mas, geralmente, vem com licença incluída. Já o Elementor Pro não costuma ter licença incluída, pelo que terás de a comprar à parte, para poder usar o tema.
Filtra por compatibilidade
Para facilitares a tua vida, quando fores pesquisar por temas, se possível, filtra logo pelos plugins não negociáveis para ti (no meu caso, são o Elementor e o WooCommerce). Assim, não perdes tempo a ver temas e a apaixonar-te, para depois perceberes que afinal não são compatíveis com os plugins que queres usar. No ThemeForest*, na barra lateral esquerda, encontras a secção “Compatible With” e podes selecionar os teus plugins não negociáveis.
6. Permite personalizar de acordo com a identidade visual da tua marca?
Ao escolheres um tema, têm em atenção se permite mudar os tipos de letra, cores e estrutura das páginas. Se for um tema compatível com Elementor, é certo que permite, à exceção das páginas dinâmicas (em que o conteúdo aparece automaticamente), como as páginas associadas ao blog e à loja online, por exemplo.
É muito importante que alteres, pelo menos, as cores e os tipos de letra, para ficares com um site ainda mais distinto, pois de certeza que há pessoas que vão usar o mesmo tema, tal como está.
7. As avaliações são maioritariamente positivas?
Lê o que as pessoas estão a dizer sobre o tema. Como é que foi a experiência delas? Tem mais comentários positivos do que negativos? Quanto mais avaliações com mais estrelas, mais descansada estarás que vai ser uma boa compra.
Sugiro também que leias, quando disponível, a aba dos comentários em que as pessoas colocam questões de pré-venda, onde podes encontrar alguma resposta a uma dúvida que tenhas, ou então, colocar uma pergunta relativa ao tema.
8. Tem atualizações regulares?
É muito importante que o tema seja atualizado regularmente, pois o WordPress está constantemente a receber atualizações, e queres ter a certeza que o tema que estás a comprar, vai funcionar com a versão mais recente do WordPress.
No ThemeForest*, geralmente, encontras esta informação no final da página em “Changelog”, como podes ver nas imagens a seguir.
9. Tem boa performance?
É muito importante que o site carregue rápido, porque já ninguém tem paciência para esperar por um site lento. Na página de venda, os criadores costumam colocar os resultados obtidos nas várias ferramentas de teste de performance. De qualquer forma, é importante que tu testes também. Abre o navegador privado e entra na página do PageSpeed Insights da Google. Cola lá o link da demo, e analisa os resultados.
Algo que vai influenciar bastante a performance, vai ser o alojamento do site, e sobre isso não tens controlo. No entanto, se uma das recomendações de melhoria for relativa ao alojamento, podes ignorar, pois o teu site vai estar no alojamento que escolheste.
Neste artigo podes ver como escolher o melhor alojamento web para as tuas necessidades.
Se o tema for tudo aquilo que procuras, mas a performance não for a melhor, eu posso ajudar-te a perceber se é possível otimizar esses resultados. Marca uma sessão de consultoria aqui.
Espero que tenhas gostado do artigo e que agora te sintas mais confiante na hora de escolher um tema para o teu site WordPress. Se tiveres alguma dúvida, partilha comigo nos comentários, que vou estar a acompanhar para responder.
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