Como criar um email profissional com domínio próprio
Se tens um site para o teu negócio e ainda não tens um email profissional com domínio próprio, fica a saber neste artigo porque é que deves criar um e como criá-lo.
O que é um email profissional com domínio próprio?
Um email profissional com domínio próprio é um email que tem @oteudominioprofissional.pt e não @gmail.com ou @outlook.com, por exemplo. Quando compras um alojamento, à WebHS* por exemplo, geralmente está incluído no pacote um email personalizado, o que significa que podes e deves usar um email com o nome do teu domínio.
Porque é que deves criar um
Se usares um email profissional com domínio próprio passas uma imagem mais profissional. Se estiveres a usar um email grátis para as comunicações do teu negócio, isto pode prejudicar a tua marca, porque não vai parecer que é “a sério”.
Um email personalizado também gera credibilidade para os teus clientes. Pensa, se recebesses um email de um endereço apoioaocliente_negóciox@gmail.com ias achar estranho não? Provavelmente até te irias perguntar se não seria alguém a tentar fazer-se passar pela marca. Um email profissional com domínio próprio transmite confiança!
Outra vantagem também é que separas os emails de trabalho dos teus emails pessoais.
Vê neste artigo as minhas dicas para organizares o teu email e seres mais produtivo(a)!
Como criar um email profissional com domínio próprio
Entra no painel de controlo do teu alojamento. Se tens alojamento Linux, então o painel de controlo há-de ser o cPanel. Basta escreveres www.oteudominio.pt/cPanel. Se não for o cPanel, podes entrar na tua conta da empresa a quem compraste o alojamento e entrar onde disser “Painel de controlo” ou algo do género.
- No cPanel, faz o login e seleciona Email accounts.
- Clica em +Create.
- Preenche as informações necessárias.
O username é o nome personalizado e é o que fica antes do @. Escolhe algo que faça sentido para a tua marca. No meu caso uso “ola” porque a comunicação da minha marca é informal e na 1ª pessoa.
Escreve uma palavra-passe forte. Certifica-te de que tens pelo menos uma letra maiúscula, um número e um símbolo. Se clicares em Edit settings vais ver as definições opcionais, mas eu deixo tal como está. Podes editar isto mais tarde se quiseres.
- Clica em +Create e vai aparecer-te uma lista onde aparece o email que acabaste de criar.
- Se selecionares Check Email, vais entrar numa página onde terás de escolher o cliente de webmail a usar (ex.: Roundcube) e depois clicas em Open para abrir a caixa de email.
Se clicares em Manage, podes alterar as definições da conta de email ou então apagá-lo.
Em Connect Devices, vais ver instruções para configurares o email numa aplicação de telemóvel ou computador.
Personaliza ainda mais o teu email
Podes personalizar ainda mais o teu email personalizado, passo a redundância. Edita o nome do remetente para aparecer o teu nome ou o nome da tua marca ao invés do email, como mostro na imagem abaixo.
Dentro da tua área de webmail (usando o Roundcube), acede a Definições (na barra lateral esquerda) e depois Identidades. Clica por cima do teu email personalizado e escreve o teu nome ou o da tua marca em Nome completo. Podes ainda configurar uma assinatura personalizada no campo Assinatura que fica a aparecer automaticamente sempre que criares uma nova mensagem.
Não adoras o look desta plataforma de email? Então vê neste artigo como é que podes adicioná-lo à app de email no teu computador ou telemóvel.
Espero que tenhas achado este artigo útil. Tens alguma questão ou sugestão? Escreve na caixa de comentários abaixo.
Este artigo contém links afiliados marcados com * em produtos ou serviços que recomendo. Se decidires fazer uma compra, eu ganho uma comissão sem nenhum custo extra para ti. Obrigada pelo teu apoio!